terça-feira, 2 de setembro de 2008

TÓTÓ

O tema que escolhi para a minha primeira mensagem no blog parece estranho mas já vão perceber.
Depois de muito "pedalar", a Fartura e a Pipoka lá me deixaram participar neste blog.
Ao ler as mensagens e respectivos comentários e derivado à minha tenra idade (eh!), deparei-me com um termo que já tenho ouvido mas que não sei o seu significado - "Tótó".
Como sempre fui um pouco (...) curioso, tentei, através do dicionário, saber o seu significado. Consultei http://www.portoeditora.pt/dol/ e fiquei a saber que "Tótó" é:
"totó [tó'tó]
nome masculino
1. porção de cabelo atado de cada um dos lados da cabeça
2. popular cãozinho
3. regionalismo porco
adjectivo uniforme e nome 2 géneros
1. coloquial, pejorativo que ou pessoa que é acanhada, inibida e não se desenrasca
2. coloquial, pejorativo lerdo; pateta
(De origem obscura)"
Ah! percebi...
Depois reparei que o termo - Tótó - foi usado por alguém "anónimo" e... fui saber o que o mesmo dicionário "dizia":
"anónimo
adjectivo
1. que não se quer dar a conhecer
2. sem nome; não assinado
nome masculino
1. aquele que não assina o que escreve
2. indivíduo desconhecido ou que não quer dar a conhecer-se;
ECONOMIA sociedade anónima sociedade por acções, que não tem a designação de nenhum dos seus associados
(Do gr. anónymos, «sem nome»)"
Ora uma pessoa que "não quer dar a conhecer-se" 'e um desconhecido... certo?
Logo e segundo o mesmo dicionário:
"desconhecido
adjectivo
1. que não é conhecido; ignorado; incógnito
2. ingrato
nome masculino
pessoa cuja identidade se desconhece; estranho
(Part. pass. de desconhecer)"
Fui à procura - adivinhem... no mesmo dicionário
"
incógnito
adjectivo
1. não conhecido; ignoto
2. que não se dá a conhecer
advérbio
de modo a não ser reconhecido ou identificado
nome masculino
1. indivíduo cuja identidade se desconhece
2. situação da pessoa que não quer ser reconhecida
(Do lat. incognìtu-, «id.»)"
....É por isso é que eu digo
Tótó =anónimo

3 comentários:

Anónimo disse...

sim... sabendo o que sei, a pessoa anónima é mesmo tótó!

PS: atenção que, em muitas situações, nutro (tou a falar bem!) bastante simpatia pela palavra tótó!

Fartura disse...

Alias sem bem que posso dizer a anónima em causa é o maior exemplo do uso da palavra tótó em pessoas…

Anónimo disse...

Olha que engraçadinhos que eles estão!!!

Se me lembro fui eu que trouxe a palavra "Tótó" para o nosso núcleo e a partir desse dia nada mais foi igual! (Pouco interessa se mudou p melhor ou pior)!

Por último... Se não fosse esta tótó, que vocês adoram, ninguem vinha comentar este blogue! Pimba!

É por isso que eu digo, contentem-se com o que têm!!!